Pesquisadores

Robert Moses Pechman

Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq e coordenador do grupo de pesquisa Laboratório do Escândalo Urbano, vinculado ao CNPq. Graduado em História pela Universidade de São Paulo (1977), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e com pós doutorado na Ècole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (2004).
Tem experiência na área de Cultura e suas representações sobre a cidade, com ênfase na discussão sobre a convivência na cidade e seus desdobramentos na reflexão sobre a sociabilidade e sobre a cidadania.
http://lattes.cnpq.br/9409815749486776

Eliana Mara Pellerano Kuster

Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, com atuação no Mestrado em Ensino de Humanidades. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990), mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e doutora em Planejamento Urbano no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).
Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Estética e história da arte; Teoria e história da arquitetura; Evolução e percepção urbana; e Representações culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cidade, história, cinema, cultura, memória e percepção urbana. Tem por principal tema de pesquisa as representações culturais sobre a vida urbana.
http://lattes.cnpq.br/3681359580266529

Fernando Augusto Souza Pinho

Estudantes

Stephanie Mesquita Assaf

Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista CAPES. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), especialista em Política e Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011).
Tem experiência nas áreas de Urbanismo, Antropologia Urbana e Planejamento Urbano, com ênfase nos temas: cidade e cultura, discursos e narrativas em contextos urbanos, assim como estado, grandes projetos e intervenções urbanas.
Desde 2020, ministra em conjunto com o Prof. Dr. Robert Pechman, as disciplinas “Filosofia da Linguagem I” e “Cidade e Cultura” no PPGPUR/IPPUR/UFRJ, assim como “Cidade e Sociabilidade” na Especialização em Política e Planejamento Urbano/IPPUR/UFRJ.
http://lattes.cnpq.br/3127860158911675

Fabio Nienov

Doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista CAPES. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2006). Pós-graduação em Urbanismo pela Fundação Bauhaus-Dessau, Alemanha (2008). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Estocolmo, Suécia (2011), com título reconhecido pela Universidade de São Paulo, USP (2014). Atualmente é Doutorando no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, IPPUR, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá, UNESA.
Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História e Teoria, em Grandes Projetos Urbanos, em Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
http://lattes.cnpq.br/1330169860154942

Teresa Cristina Hersen Monteiro

Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UFRJ (2009), Mestre em Urbanismo por PROURB-FAU-UFRJ (2015). Especialista em Planejamento Urbano e Regional em IPPUR-UFRJ (2017). Foi Docente na Universidade Estácio de Sá (UNESA-RJ) – 2015 – 2018; Professora Substituta na FAU-UnB (2018/2019); Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Estácio de Brasília (2018-2021), onde foi também coordenadora de curso. Lecionando disciplinas que se envolvam com a função social da Arquitetura e Urbanismo, mas não apenas. O enfoque das pesquisas é a produção e apropriação da cidade contemporânea, com alguns recortes que incluem afeto urbano, segregação urbana através do olhar de mães, e informalidade. Reconhecendo o espaço urbano como uma trama de todas essas cartografias, não sendo possível planejá-lo de uma perspectiva unicista. Desde 2008, quando chegou ao DF, tem participado da Jornada e Capacitação em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) como professor colaborador. Atuando também com projetos de Arquitetura Residencial, majoritariamente. Também é membro do grupo de parentalidade da UFRJ.

http://lattes.cnpq.br/530625454165872

Felipe Dias Ramos Loureiro

“foto”

Doutor em Sociologia – Cidades e Culturas urbanas pela Universidade de Coimbra. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Políticas Públicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

http://lattes.cnpq.br/6888844784581933